A União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos nasce em 2013, em sequência da reforma administrativa das Freguesias, agregando as antigas freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos.

Actualmente é habitada por cerca de 29 000 habitantes, distribuídos por uma área geográfica com 5,34km2. Com um rico espólio histórico e paisagístico, na União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos se inserem dos mais belos espaços verdes da cidade, como a Fundação Serralves, o Palácio de Cristal ou o Jardim Botânico do Porto. 

Sendo demarcada por uma vasta extensão de rio, o Douro é presença forte da paisagem da União das Freguesias, sendo a Ponte da Arrábida um vector agregador de Massarelos a Lordelo do Ouro. 

Dotada de diversas infra-estruturas ao nível escolar, apoio social, cultural e desportivo, a União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos é rica em Colectividades e iniciativas que visam envolver a população.

A sede da União das Freguesias localiza-se na Rua de Serralves, no Edíficio Administrativo da antiga Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro, com extensão administrativa no Edíficio da antiga Junta de Freguesia de Massarelos, no Campo Alegre.