A ADRNP - Associação dos Doentes Renais do Norte de Portugal foi fundada a 06 de Março de 1976, com o objectivo de prestar todo o auxílio de caráter económico, moral e social possíveis, com vista à recuperação e reintegração na sociedade a nível social e laboral de todos os doentes com insuficiência renal crónica ou terminal. É, também, objectivo desta associação, lutar para que todos os doentes renais tenham um tratamento de hemodiálise de qualidade e para que aumentem o número de transplantes renais.

Embora sejam tentados contactos com os principais meios de comunicação, a forma como a ADRNP chega à maioria da população é através do seu site e através da distribuição de cartazes enviados para diversas instituições que, por sua vez, enviam para outras entidades. A comunicação direta com os sócios é outra das formas de contacto privilegiadas.

A 6 de Março de 2016 a ADRNP comemora 40 anos de existência e o dia será marcado na sede da Associação. Ainda em Março, a 10 terão lugar as comemorações do dia Mundial do Rim (que acontece a 12 de Março). 

Todas as semanas, junto das escolas, decorrem ações de informação, sensibilização e prevenção da doença renal. O serviço de enfermagem está disponível todas as quartas das 15h00 às 16h00 no Centro Social do Bairro da Mouteira e o atendimento é aberto a toda a comunidade.

A ADRNP faz, regularmente, visitas a centros de hemodiálise com o objetivo de estar em contacto direto com os doentes renais para, dessa forma, pode mais facilmente intervir na resolução dos seus problemas.

Site: http://www.adrnp-sede.org.pt/