A Ágil - Associação de Jovens de Lordelo do Ouro, começa como comissão de gestão, em 2007 formada por vinte jovens. Este número foi pensado em função dos elementos que já mostravam interesse, mas também por motivos legais relativos aos órgãos sociais para a futura associação.

Durante este primeiro ano o grupo organizou-se por auto iniciativa, mas sendo sempre acompanho pelos técnicos do Centro Comunitário e do Projeto Metas da ADILO.

No dia 2 de Setembro de 2008, e tal como previsto na candidatura para a 3º Geração do Projeto METAS do Programa Escolhas constituiu-se legalmente a Ágil - Associação de Jovens de Lordelo do Ouro, onde o apoio da ADILO e do Projeto METAS se revelou fundamental.

Os propósitos da associações são proporcionar novas experiencias ao jovens de Lordelo do Ouro que de outra forma esses não teriam acessos. E dar outro tipo de respostas a comunidade a nível artístico e lúdico e desportivo.

Esta associação tem como finalidade a dinamização e participação dos jovens da extinta freguesia de Lordelo do Ouro, na cidade do Porto, envolvendo-os na vida cultural, social e desportiva da comunidade

A Ágil integra atualmente o consórcio do mesmo projeto, promovido e gerido pela ADILO - Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro, instituição que, desde 1995, dinamiza projetos de intervenção social, do qual se destaca o trabalho com jovens.

Nos últimos anos tem sido desenvolvido muito trabalho na área de arte urbana onde a Ágil se tem destacado pelas diversas iniciativas que tem produzido como por exemplo o PACS - Public Art, Community Space, algumas competições de Break Dance, Beat Box entre outras…

A Ágil está envolvida em projetos de mobilidade europeia. Ao longo dos últimos anos tem aumentado a sua rede de parceiros, têm sido feitas algumas parcerias de Intercâmbios (países como por exemplo: Lituânia, Grécia, Eslovénia, Chipre, Espanha, Finlândia), tendo já sido realizados dois intercâmbios em Portugal.

Existe também uma equipa de futebol 7 a Metágil que tem como objectivo levar os jovens da freguesia de Lordelo do Ouro a uma prática desportiva regular na busca de uma vida mais saudável e ao mesmo tempo encaminhar os jovens quer nos seus processos escolares, profissionais e de vida, para novas experiências e contacto com diferentes realidades.

O objectivo principal da Ágil é continuar com este trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo deste últimos anos, tentando sempre inovar e criar novas formas de cativar e de agradar aos jovens da comunidade.