O bairro da Mouteira  tem 12 blocos habitacionais com 42 entradas e 336 habitações num universo de cerca de 800 moradores.

Atualmente com 120 associados, a AMBM foi fundada a 12 de Março de 2012 com o objetivo de contribuir para um melhor desenvolvimento da vida comunitária dos moradores, assim como promover atividades de natureza social, culturak e desportiva e incentivar o espírito associativo, de boa convivência e amizade com a vizinhança no sentido de melhor a sua qualidade de vida.

As áreas de intervenção da AMBM são as seguintes:

• Representação dos moradores junto dos poderes constituídos, quer públicos, quer outras entidades, dando-lhes conhecimento dos problemas existentes e discutindo as respetivas soluções.
  • A nível social, a AMBM reporta situações que careçam de intervenção de instituições que operem nessa área.
  • Participação no movimento associativo, promovendo encontros com outras associações e coletividades da união de freguesias.
  • Incentivar os moradores a participar nas ativiades da União de Freguesias no âmbito da Orquestra Comunitária, Grupo de Teatro Encomum e Rusgas de S. João.

De momento, as atividades planeadas para 2016 consistem na comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de Março) com um passeia de caráter recreativo e cultural; um colóquio sobre vivência nos Bairos Sociais; uma exposição de pintura de artistas populares e a comemoração do 4º aniversário da Associação a 12 de Março.

Para comunicar com a população a AMBM utiliza o correio eletrónico, facebook, suporte de papel colocado nas vitrinas das 42 entradas, caixas de correio dos associados e contactos pessoais.

Facebook: https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Moradores-Mouteira-Ambm-829413470446419/?fref=ts