A 13 de Outubro de 2011 foi criada a Associação de Moradores do bairro dr. Nuno Pinheiro Torres com o propósito de representar, defender e zelar pelos interesses dos moradores deste bairro, contribuindo para a sua estabilidade social. A associação pretende, ainda, dinamizar atividades culturais, sociais e desportivas dentro do bairro.

A Associação de Moradores do Bairro Dr. Nuno Pinheiro Torres contribui para um melhor desenvolvimento da vida comunitária no bairro, promovendo atividades de natureza social, cultural e desportiva que acabam por contribuir para o bem-estar dos moradores e da comunidade. Representa, também os moradores junto dos poderes constituídos, colaborando com poderes públicos e outras entidades existentes na comunidade, dando conhecimento dos problemas existentes e discutindo soluções.

Como é habitual neste tipo de associações de moradores, a interação com a população é feita através de avisos colocados na vitrine das entradas dos blocos e contacto presencial. O facebbok começa, também, a agregar um maior número de moradores, pelo que é possível também comunicar por esse meio.

As principais atividades da associação para o ano de 2016 consistem na angariação de novos sócios, o que é um trabalho contínuo ao longo de todo o ano, na realização de atividades desportivas, recreativas e sociais, tais como passeios/convívio, aulas de hidroginátisca através do protocolo entre a Associação de Moradores e o Fluvial, aulas de zumba, etc. Para além destas atividades que decorrem durante todo o ano, a Associação festeja ainda em comunidade o S. João, o Magusto e o Natal.